sexta-feira, 19 de abril de 2013

Escola Élio Salles participa do Projeto Taxauá e desenvolve atividades alusivas ao Dia do Indío


A Escola Élio Salles participou de diversas atividades desenvolvidas pelo Projeto Taxauá, coordenado pelo Diretor do Museu Vila Rica João Valmor Barros da Rocha, juntamente com o Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 
Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto, destaca-se que nos dias 15,16 e 17 de abril aconteceu no Salão de Atos da Escola Élio Salles uma “Reflexão e Mostra de Objetos Indígenas", o qual possibilitou aos alunos das séries e anos finais da rede municipal de ensino ampliarem o conhecimento sobre a Cultura e História Indígena.
  
E no dia 17  de abril, na Rua Coberta, houve a culminância do projeto, através da realização de duas apresentações artísticas, nos turnos da manhã e da tarde, do Grupo de Canto e Dança TEKOÁ PORÃ da Aldeia Mbyá Guarani para os alunos das redes de ensino da cidade.
Aproveitando a oportunidade, foi realizada a arrecadação de alimentos não pericíeis e agasalhos para serem doados à tribo indígena. 
Durante  as apresentações do dia 17 de abril, houve, também uma EXPOSIÇÃO E VENDA DE ARTESANATOS INDÍGENAS , com cestarias e adornos pessoais trazidos para comercialização.




A partir do projeto Taxauá, as professoras das turmas de Anos Iniciais desenvolveram algumas atividades referente ao Dia do Indío. Promovendo uma reflexão sobre a situação histórico-social desta parcela da população brasileira, também aproveitou-se a oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre a culturas e os constumes indígenas.

Conheça algumas das atividades desenvolvidas pelas turmas:
  • confecção de máscaras indígenas, pela Professora Lusecler e a turma 42



 
  • Painel temático sobre a lenda da Iara, confeccionado pelo alunos da turma 31 e a Professora Eneli
 
 
  •  Confecção de Curupiras com a ajuda da família: A turma 11, da Professora Marlise, aproveitou para envolver a família na tarefa de conhecer mais sobre a cultura indígena, solicitando que cada família produzisse o seu Curupira.


     
    • Culinária Indígena: a turma 41 da Professora Elizete aproveitou a temática indígena para conhecer a lenda da mandioca, e produzir um gostoso bolo de mandioca no refeitório da escola.


    • As turmas 32, da Professora Rosa e 51 da Professora Suzana, estudaram e ilustraram algumas lendad, como a "Lenda da Erva-mate" e a "Lenda da Vitória-Régia"

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário